Mulheres do rock

domingo, 29 de janeiro de 2012

Por Messias Rei para rockontro.com (publicado em 25/01/2012)



Hoje em dia está na moda dizer que as mulheres estão assumindo o controle, tanto nas empresas quanto na vida pessoal. Acho que o termo usado não deveria ser “tomando conta”, mas sim buscando a igualdade, pois se elas trabalham igual, então porque tratá-las diferentes?

Vocês devem estar pensando: o que isso tem a ver com rock? Pois é, tem tudo a ver.

Mas no mundo do rock essa conquista existia muito e muito tempo.

Vejam ! Se nós, marmanjos, vamos aos shows desses caras cabeludos para ouvir exclusivamente a música, imaginem ir a um show, ouvir música boa, e ainda ter o prazer de ver uma presença feminina em cima do palco?

Ao longo do tempo muitas cantoras mostraram que, para a música não  importa o sexo, mas sim o talento.

Não me atentarei a ordem cronológica dos acontecimentos, mas sim ao que minha lembrança for ajudando.

Começarei com Janis Joplin. É, gosto dela sim e não escondo. Este assunto está resolvido em casa. Com uma voz que encantava o público, uma atitude totalmente à frente de seu tempo, conseguiu deixar sua música e sua marca no mundo musical.

The Mamas & the Papas com duas cantoras excelentes, com um sincronismo nas vozes e um estilo todo irreverente.

Na época do psicodelismo tivemos Grace Slick à frente do Jefferson Airplane.

Pretenders, com Chrissie Hynde no comando.

Quando explodiu o movimento punk um dos grupos pioneiros era formado por mulheres: The Runaways. Com o fim da banda sua guitarrista, Joan Jett, seguiu numa carreira solo muito produtiva.

Tarja Turunen com seus olhos verdes e uma voz de quebrar cristal, encanta o público masculino. Pena que casou com um argentino.


Substituindo Tarja Turunen no grupo Nightwish Anette Olzon, que não deixa nada a desejar.


Amy Lee à frente do Evanescence que, além de ter uma voz linda, um par de olhos hipnotizador, é uma excelente pianista.  


Alanis Morissette, que agrada a todos os públicos, com um som inconfundível. Não tive a oportunidade de assistir à um show dela ainda, mas espero realizar este desejo.


The Cranberries, com a vocalista Dolores que dispensa comentários. Uma ótima banda com uma excelente vocalista.

Para quem acha que as vozes femininas são mais suaves por se tratar  do "sexo frágil", mude essa ideia e conheça o grupo Arch Enemy. A vocalista Angela Gossow derruba qualquer cabeludo de plantão.


Bom, mas no Brasil temos nossas musas também. E como temos...

A rainha do rock, que anunciou sua aposentadoria esta semana: Rita Lee. Não poderia começar a falar de cantoras nacionais sem começar por ela. Afinal, se não fosse ela ter aberto o caminho, muitas das que citarei a seguir não poderiam sequer existir musicalmente.

Ela também estava à frente do seu tempo, e acho que ainda está...

Cássia Eller. Essa conseguiu deixar sua marca registrada. Marca de ótima qualidade, diga-se de passagem.

Paula Toller. Admiro o jeito que ela conseguiu conquistar o seu espaço, com um jeito simples, uma voz macia e muito talentosa.


A Pitty merece todo respeito, pois ela saiu da Bahia, que é um mundo dominado por outros estilos, e conseguiu vencer cantando rock.

Bom, comecei falando de Janis e termino falando de Fernanda Takai. Que coisa, não?

À frente do grupo Pato Fu, ela, com uma voz delicada e que cai muito bem aos ouvidos... Chega, senão me complico. Ela é uma ótima cantora.


Bom, mas essas cantoras e muitas outras que não foram citadas aqui, mas que poderão ser no futuro, contribuíram e muito para o mundo do rock, até mesmo para atrair o público feminino, porque se fosse depender da beleza dos vocalistas da bandas de rock... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!