2 dedos de Prosa com a Nutricionista Carol Morais – Parte I

quinta-feira, 29 de março de 2012

Um dos maiores tormentos para as mães é quando os seus filhotes não gostam de se alimentar. Ou pior quando não gostam de frutas e verduras. Então aparecem todos aqueles pensamentos: “será que ele não está com carência de alguma vitamina?” “e sobre obesidade?” “como posso estimulá-lo a se alimentar melhor?”. Especialistas sugerem várias técnicas, e a que considero primordial é a atenção devida por parte dos pais em relação a alimentação, principalmente como modelo de boa alimentação.
Sobre esse assunto, conversei com a Nutricionista Carol Morais, graduada pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Fitoterapia e Nutrição Esportiva Funcional, e também com formação em culinária pela escola de Jamie Oliver na Inglaterra. 
A seguir trechos da primeira parte de nossa entrevista. (A segunda parte é com perguntas feitas por Motherns leitoras do Patricia Finotti Opinião e será publicada em breve)
2 dedos de Prosa – Como a boa escolha alimentar durante a gravidez interfere nas escolhas alimentares do filho?
Carol Morais - A alimentação da mãe interfere diretamente no desenvolvimento do bebê, na amamentação e nas escolhas alimentares da criança. O consumo de açúcar durante a gravidez pode alterar o cheiro do líquido amniótico e depois atrapalhar na amamentação, por exemplo. 
2 dedos de Prosa Após o parto como deve ser a dieta da mamãe?
Carol Morais - O ideal é que seja uma dieta feita por nutricionista pensando nas especificidades e necessidades dela, nesse momento em que a demanda de nutrientes é tão importante. Rica em alimentos naturais e orgânicos, de preferência sem produtos industrializados.
2 dedos de Prosa - Muitas mães têm dificuldades com seus filhos na hora de oferecer alimentos. Por que isso acontece?  Qual é o melhor caminho para introduzir novos alimentos para as crianças? Refeições feitas juntas com a família ajudam nas boas escolhas alimentares das crianças?
Carol Morais - Uma das principais e mais eficazes estratégias que conheço ao lidar com crianças é o exemplo. Não adianta a mãe querer que a criança consuma vegetais, frutas, enfim uma alimentação saudável, se ela mesma não consumir. Isso tem que ser um processo natural na família. Normalmente quando os pais possuem um estilo de vida saudável, incluindo a alimentação, os filhos tendem a ter também. 
2 dedos de Prosa - Por que a criança rejeita frutas e principalmente verduras? O que fazer para que elas gostem desses alimentos?
Carol Morais - As papilas gustativas nos primeiros anos de vida ainda não se desenvolveram por completo. Por essa razão as crianças tem preferencias por alimentos de sabores mais fortes e marcantes, como doces. Logo, quanto mais se puder evitar em oferecer alimentos açucarados e permitir que esse paladar se desenvolva naturalmente, melhor. 
2 dedos de Prosa - Quais são os alimentos mais nutritivos e que não podem faltar no prato da criança?
Carol Morais - Alimentos de verdade: arroz, feijão, vegetais, carne, frutas são indispensáveis. 
2 dedos de Prosa - Comer sanduiche de redes de fast-food pode?
Carol Morais - A verdade é que não existe necessidade. Precisamos entender que muitas das coisas que nós adultos ensinamos, como o que é bom ou ruim as crianças e da mesma forma o que é gostoso e prazeroso. 
2 dedos de Prosa - Castigar funciona quando se fala em alimentação? Por exemplo, se você não comer brócolis, você não ganhará presente?
Carol Morais - É muito perigoso estabelecer sentimentos ao ato de se alimentar, a criança pode carregar para o resto da vida essa associação de recompensa com o alimento e sempre que se sentir frustrada ou decepcionada, procurar no alimento o seu consolo. A alimentação tem que ser natural e estar na rotina da família sem maiores estresses. 
2 dedos de Prosa – A vida da mãe moderna exige muitas vezes rapidez na preparação dos alimentos. O microondas é um grande aliado. Cozinhar alimentos nesse eletrodoméstico faz com que haja a perda de nutrientes?
Carol Morais - Eu não indico o uso do micro-ondas, pois já existem pesquisas demonstrando que ele favorece a produção de radicais livres ou seja favorece o envelhecimento celular. Então o ideal é utilizar os métodos convencionais.
2dedos de ProsaDicas para preparar boas opções de cardápios para as principais refeições do dia
Carol Morais - Comer comida. Alimentos frescos, não processados, orgânicos, coloridos, o mais simples possíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!