Higienização dos pincéis para maquiagem

segunda-feira, 22 de outubro de 2012


No fim de semana estive com a maquiadora Cleo - Van Clash Cabelereiros. Durante durante a nossa sessão de make and hair, conversávamos sobre a importância de manter sempre os pincéis de maquiagem limpos e higienizados. São três os principais pontos para ela  do hábito da higienização correta: 
1º - Cuidar da saúde da pele: Pincéis com restos de maquiagem por muito tempo podem proliferar bactérias e fungos. A mistura dos produtos com a poeira e a gordura que são acumuladas nas cerdas, em contato com o rosto, pode fazer mal à pele, e até promover doenças relativas à esse órgão.
2º - A limpeza correta dos pincéis ajuda a conservá-los por mais tempo.
3º - Pincéis limpos ajudam a construir o make ideal. Os restos de produtos nas cerdas podem alterar as cores e efeitos da maquiagem que está construindo. 
Como fazer a higienização correta - Para limpar os pincéis não é preciso de um grande aparato. 
O interessante é lavar os pincéis para pó compacto, blush, base mineral e sombras em pó a cada duas semanas ou uma vez por mês. Os que são usados para as versão líquidas, devem ser limpos semanalmente. Já os para sombra, o ideal é lavá-los assim que tiver usado, para que não interfira na cor que será usada no próximo make.
Para a lavagem o ideal é usar shampoos ou sabonetes líquidos neutros. Esses tipos de produtos não deixam as duras e ressecadas. Existem no mercados produtos próprios para essa finalidade, com uma ação bactericida, e que são encontrados nas lojas de produtos voltados para cosmética. 
Já para uma limpeza mais rápida e dinâmica o aconselhado são os lenços específicos para a limpeza de pincéis. Como os lenços para bebês, são umedecidos com uma loção que retira os excessos de maquiagem das cerdas. O importante é não apertar tanto o pincel sobre o lenço, e fazer movimentos de vai e vem com o pincel para retirar totalmente os resíduos, deixando os secar posteriormente.
Durante a lavagem - Tome cuidado com o excesso de água durante a lavagem, que pode danificar os acessórios. Evite molhar o cabo, que geralmente é madeira prendendo as cerdas por um metal. 
Comece umedecendo as cerdas em água corrente, e então as mergulhe em um pote pequeno de água contendo uma pequena quantidade de shampoo ou sabonete. Esfregue gentilmente as cerdas na palma da mão para que o produto espalhe e faça espuma. Os movimentos devem ser no sentido vertical e horizontal. 
Para enxaguar, segure o pincel sempre com as cerdas para baixo e deixe cair água corrente sobre elas para retirar todos os resíduos do produto de limpeza. 
Após a lavagem aperte suavemente as cerdas em uma toalha de papel para que a água seja absorvida e facilite a secagem. Ao final, com os dedos, alise e modele o pincel no seu formato original e coloque-o para secar. 
A secagem - Deixe seus pincéis secarem naturalmente. Deixe os deitados sobre uma toalha de papel seca durante 24 horas, ou mais. O papel toalha vai ajudar a absorver a água e acelerar o tempo de secagem.

Mais dicas:
- Prefira água em temperatura ambiente ou morna. A água quente  pode danificar as cerdas e a cola do pincel. 
- Nunca deixe os pincéis de molho, pois o contato direto com a água e a pressão sobre as cerdas pode deformar o pincel. 
- Prefira pincéis de cerdas sintéticas, que são os melhores para aplicar produtos cremosos e são ainda mais fáceis de higienizar do que os com cerdas naturais.

- Sobre as esponjas. Como estragam logo quando em contato com a água, prefira comprar um pacotinho com várias esponjas descartáveis e trocá-las a cada dois meses
Gostaram? Então, a Cleo também falou da importância da higienização das escovas de cabelo. Mas, esse assunto fica para um próximo post. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!