2 dedos de Prosa com Contal sobre declaração de Imposto de Renda - III Parte

quinta-feira, 14 de março de 2013

O contribuinte tem até o próximo dia 30 de abril para prestar contas a Receita Federal sobre seus rendimentos do ano passado. Para esclarecer dúvidas de leitores do Patricia Finotti Opinião sobre declaração de imposto de renda, o 2 dedos de Prosa  conversou com o Contador Antônio José Ferreira Mota da Contal Contabilidade – Auditoria – Consultoria.

Devido ao grande número de perguntas enviadas por leitores do www.patriciafinottiopiniao.blogspot.com.br, a entrevista foi dividida em três partes. Abaixo segue a terceira.


2 dedos de Prosa – Como declarar planos de previdência de filhos menores de idade e descontados diretamente da conta corrente dos pais?

A. J. F. M. - Os planos de previdência privada (PGBL ou VGBL) devem ser informados na declaração do titular. No entanto, há regras para a declaração de tais planos.  As contribuições às entidades de previdência privada e aos Fundos de Aposentadoria Programa Individual (Fapi) são dedutíveis quando o ônus for do próprio contribuinte, em beneficio próprio ou de seus dependentes. A dedução relativa ao pagamento de previdência privada fica limitada a 12% do total dos rendimentos computados na determinação da base de cálculo do imposto sobre a renda devido na declaração.

Para o Modelo PGBL – É preciso informar o valor pago ao plano de previdência privada na ficha ‘pagamentos e doações efetuados’ usando o código 36. Já para o Modelo VGBL - 

Deve se declarar o total da contribuição efetuada ao plano na tabela de bens e direitos, sob o código 97. É importante ressaltar que o rendimento não deve ser declarado, somente o valor que efetivamente foi pago como contribuição.


2 dedos de Prosa - Como declarar uma conta corrente conjunta com filhos que não são dependentes?

A. J. F. M. - Cada um dos titulares deve informar em suas respectivas declarações a participação que possui na conta bancária. Se não for possível a identificação do valor atribuído a cada titular, o saldo deve ser proporcionalizado igualmente entre os titulares, ou seja, cada um deve declarar metade. Os contribuintes deverão ainda, na ficha de bens e direitos, discriminar suas partes correspondes no código 41, informando a situação em 31 de dezembro de 2011 e em 31 de dezembro de 2012.

2 dedos de Prosa - É possível declarar pagamento ao transporte escolar de filhos?

A. J. F. M. - O contribuinte poderá informar os valores pagos com transportes escolares na ficha de pagamentos e doações, no código 99. Entretanto, os valores não poderão ser deduzidos da Declaração de Ajuste Anual por falta de previsão legal.


2 dedos de Prosa – Como incluir despesas pagas com cursos livres: de idiomas, cursinhos preparatórios pré-vestibular, concurso público?
A. J. F. M. - Os pagamentos efetuados para cursos livres não são dedutíveis. Somente são dedutíveis os pagamentos de despesas com a chamada instrução formal do contribuinte e de seus dependentes.

2 dedos de Prosa - Casais homossexuais, com relação estável há dez anos, sendo que um dos companheiros não trabalha, sem renda, é possível declará-lo como dependente do parceiro que tem renda?


A. J. F. M. - Sim, o contribuinte pode incluir o companheiro de relações homoafetivas como dependente para efeito de dedução do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. É importante lembrar que declaração só poderá ser feita se o casal tiver vida em comum por mais de cinco anos.  


2 dedos de Prosa – Como fazer a declaração de empregados domésticos?

A. J. F. M. - O procedimento é o mesmo para todos os contribuintes, independente da profissão.

2 dedos de Prosa – Sobre um dos cônjuges possuírem um imóvel, mas o recibo de compra e venda do bem estar no  nome do outro. Como fazer para declarar este terreno?

A. J. F. M. - Se for um casamento em comunhão total de bens, os imóveis, contas correntes, investimentos, veículos, ações e outros bens comuns do casal devem ser relacionados em apenas uma das declarações, independente do nome que constar na documentação. Desta forma, o contribuinte deverá informar na ficha de bens e direitos o valor do terreno em 31 de dezembro de 2011 e em 31 de dezembro de 2012.

Se for um casamento em regime de separação de bens, a declaração do terreno deverá ser feita pelo proprietário – no caso, a esposa.

2 dedos de Prosa – Em relação a locação de imóveis a pessoas jurídicas, através de imobiliária?

A. J. F. M. - Os valores auferidos pelo aluguel de imóveis pagos pelas pessoas jurídicas serão informados na ficha de rendimentos tributáveis recebidos de pessoas jurídicas.  E as taxas pagas pela administração devem ser informadas na ficha de pagamentos e doações, utilizando o código 71.

Qualquer dúvida procure a Contal Contabilidade – Auditoria – Consultoria: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela a atenção!